Controles e Painel de Partida do chillers

Um painel de controle micro-processado é fornecido com o chiller afim de prover controle de água gelada preciso, bem como monitoramento, proteção e funções “limite” adaptáveis. Estes controles monitoram a operação do chiller e previnem a operação do chillers em condições anormais. Eles podem compensar condições de operação anormais, mantendo o chiller em operação modulando seus componentes, ao invés de simplesmente desligá-lo quando um ajuste de segurança é violado. Quando um problema mais grave ocorre, uma mensagem ajuda a diagnosticar o problema.
Sistemas modernos de controle não somente provêm precisão, controle otimizado e proteção para o chiller, mas podem também servir de interface com o sistema de automação predial. Em um sistema de água gelada, uma ótima performance depende de todo o sistema, não sendo somente um problema de controle e design de chillers.
O painel de partida liga o motor do chiller ao sistema de distribuição elétrica. Sua função primária é conectar (ligar) e desconectar (desligar) o chiller da linha de força. O painel de partida, contudo, tem função muito mais importante e deve contar com os intertravamentos adequados para trabalhar com o painel de controle do chiller e a bomba de óleo.
Todo o chiller elétrico necessita de um painel de partida. Este deve ser compatível com as características do motor do compressor e com a elétrica do chiller. Existem muitos tipos de partida, incluindo estrela-triângulo, partida direta, auto-transformador e solid state. O VFD, que é usado para modular a velocidade do motor durante operação normal, também serve como tipo de partida. Importantes aspectos a serem considerados quando selecionando um tipo de partida incluem primeiramente custo, confiabilidade, tensão e corrente disponível.