Dispositivo de expansão do chiller

Um dispositivo de expansão é usado para manter o diferencial de pressão entre o lado de alta (condensador) e o lado de baixa pressão (evaporador) do sistema de refrigeração, como estabelecido pelo compressor. Este diferencial de pressão permite que a temperatura de evaporação seja baixa o suficiente para que o refrigerante absorva calor da água a ser refrigerada, e que a temperatura de condensação seja suficientemente alta para que possa rejeitar para a água em temperaturas normais. Refrigerante líquido a alta pressão flui através do dispositivo de expansão, causando uma queda de pressão que reduz a pressão do refrigerante para a pressão do evaporador. Esta redução de pressão causa a vaporização de uma pequena porção de líquido (ou flash), resfriando o refrigerante remanescente para a temperatura do evaporador. O dispositivo de expansão é também usado como um sistema de medição/calibragem, balanceando/adequando a vazão de refrigerante com a condição de carga do evaporador. Em nosso caso, o dispositivo de expansão usado é um conjunto de duas placas de orifício. Em carga total, uma grande quantidade de refrigerante está circulando pelo chiller. A coluna de líquido na linha de líquido exerce pressão sobre o líquido na base da coluna.  Durante a passagem pela placa de orifício, o líquido refrigerante se submete a uma queda de pressão igual antes de parte dele se vaporizar.
À medida que a carga diminui, menos refrigerante circula pelo chiller e o nível da coluna de líquido diminui. Agora, à medida que o refrigerante líquido passa através da placa de orifício, ele somente se submete à queda de pressão igual à menor coluna de líquido antes que parte dele se vaporize. Isto causa vaporização adicional na placa de orifício que, por sua vez, abastece o evaporador com menos líquido. 
Outros tipos de dispositivos de expansão encontrados em centrífugas incluem: Válvulas de bóia, válvulas de expansão (termostáticas ou eletrônicas) e orifícios variáveis.