Congelamento por ar utiliza o ar forçado para elevar o coeficiente de transmissão de calor. É ainda o processo de congelamento mais utilizado pela sua flexibilidade. Pode usarse, praticamente, com todos os produtos. Os túneis de congelamento por ar podem ser manuais ou automáticos.
Os manuais são simplesmente pequenas câmaras com dispositivos de suporte que permitem a passagem do ar através do produto. O ar circula entre o produto e o evaporador em circuito fechado.
O coeficiente de transmissão de calor é baixo (de 20 a 25kcal/h.m2.ºC para os túneis comuns) e o seu aumento por aumento da velocidade do ar torna-se economicamente
inviável a partir de certos valores. Para túneis especiais, como os túneis de fluidificação, chega-se a valores de 50kcal/h.m2.ºC.
Os túneis automáticos são na realidade de movimentação automática do produto, que aproveitem esta característica para obter melhores rendimentos e possibilitam a sua inclusão em linhas de processamento automáticas. Daí a sua grande vantagem.