A opção entre a amônia e os refrigerantes halogenados podem ser imediatos se levarmos em consideração as características de toxicidade, flamabilidade e incompatibilidade da amônia com alguns materiais, entretanto termodinamicamente ecologicamente e economicamente a amônia leva vantagens que nenhum refrigerante
possa atender.
Em virtude de apresentar um calor latente de vaporização superior, a vazão para uma dada capacidade de refrigeração , de uma instalação de amônia é de ordem de 1/7 a 1/10 daquela correspondente aos refrigerantes halogenados. Essa característica é importante em sistemas de recirculação de líquido, implicando em menores potências de bombeamento.
Ecologicamente a amônia é o único fluido refrigerante em abundância na natureza e conseqüentemente não prejudica o efeito estufa (GWP=O), nem agride a camada de ozônio (ODP=O).
Economicamente as vantagens da utilização da amônia são grandes, pois o custo inicial da instalação a um primeiro momento é alto, mas levando-se em consideração a quantidade e o preço por Kg uma instalação de amônia tende a se pagar, pois o custo da amônia é de ordem de 7 a 10 vezes inferior aos halogenados.