Para manusear e acertar a pressão de trabalho, é necessário possuir um Manifold próprio para este gás, pois seria muito mais fácil, e logicamente seria a forma correta de trabalhar.
Ao utilizar o Manifold, muitas pessoas se orientam apenas pela escala em PSI do manifold. Isso não está errado, mas para quem já viu um, sabe que existem várias escalas em seu mostrador, uma para cada tipo de fluido refrigerante que ele foi feito para ser utilizado.
Seguindo a escala correta para cada fluido refrigerante : vamos pegar como exemplo o fluido refrigerante R-22, pois é mais comum e mais utilizado. Quando aprendemos a pressão correta, o mais comum é saber que a pressão de trabalho da "baixa" é 60 PSI, se olharmos para a escala relativa ao R-22 veremos que alinhado aproximadamente à 60 PSI temos o número "0", pois então, esta é a escala a ser seguida e a pressão correta, "0" quer dizer a pressão certa e então vem os números a mais ou a menos ( com um sinal de - ) dizendo se sobra ou falta gás (pressão) na máquina. Segundo esses passos, podemos utilizar qualquer manifold para qualquer gás, da forma correta.
Voltando ao R-410A, é a mesma coisa, segue-se a escala para ele, porém para quem não tem um manifold para R-410A, explico que este fluido refrigerante trabalha com a pressão 1,6 vezes à pressão do R-22, ou seja:
Lembrando que a faixa de trabalho em PSI do R-22 na "baixa"(linha de sucção) situa-se entre 55 e 80 psi,que na tabela de temperatura corresponde entre -1 e 8 graus Celsius,convencionou-se a usar a uma faixa mais estrita entre 60 e 65 como ideal. O fluido refrigerante R-410A trabalha com a mesma referencia de temperatura,porém as pressões são em torno de 72 até 104 psi.
A pressão ideal de trabalho varia de acordo com os equipamentos e aplicações a serem utilizadas,sendo que para ar condicionado ela se inicia entre 100 indo no máximo a 150 psi.
Atente-se também que a pressão de descarga(linha de líquido) deve ser levada em conta e que a mesma não deverá passar de 360 psi ou salvo outras orientação dos fabricantes,que constam nos manuais de instalação.
Uma boa maneira de se orientar é levar em consideração a temperatura de trabalho,ou seja,se a mesma for 10 graus leva-se o gás refrigerante a produzir essa temperatura.