Procedimento de carga de fluido refrigerante com R-410a nos condicionadores de ar tipo split

O refrigerante HFC-R-410A é uma mistura azeotrópica entre o R-32 e o R-132, que
passou a ser utilizado como alternativa ao R-22, por ser menos agressivo ao meio
ambiente. Novos equipamentos de condicionadores de ar tipo split foram desenvolvidos para trabalhar com o R-410A.
Algumas características devem ser salientadas, pois influem diretamente nos
processos de instalação e manutenção:

- O R-410A não é miscível com o óleo mineral, por isso os compressores foram
desenvolvidos para trabalhar com óleo Poliolester;
- Por ser uma mistura o R-410A não pode ser misturado à outro refrigerante;
Estas duas características fazem com que um sistema que trabalhe com R-22 não
possa trabalhar com R-410A. Assim como, em tubulações que tenham trabalhado com R- 22 haverá a presença de resíduos deste refrigerante e de óleo mineral.
- O R-410A possui pressão superior à do R-22 (aproximadamente 60%), por isso deve-se ter cuidado com a resistência mecânica dos componentes do sistema. Por exemplo, para uma temperatura saturada de 50ºC, a pressão de descarga para o R-22 é de 276 psig e com R-410ª 429,3 psig. Por isso, deve-se verificar se a espessura da tubulação utilizada é recomendada para suportar a pressão do sistema.
- O R-410A é uma substância altamente higroscópica, ou seja, possui grande poder
de absorção de umidade, por isso o processo de vácuo, torna-se indispensável ao bom funcionamento dos equipamentos que utilizam este refrigerante.
Recomenda-se a utilização de manifold dedicado para utilização em sistemas com
R-410A, os quais dispõem de escalas de pressão e temperatura saturada adequadas, conexões com diâmetro diferenciado (as válvulas de serviço das unidades que trabalham com R-410A possuem conexão com diâmetro diferente das que utilizam o R-22) , além do fato de evitar a contaminação com R-22 e óleo mineral nas suas mangueiras.
- Por ser uma mistura, o R410A deve ser carregado no sistema na forma líquida, seguindo as recomendações do fabricante do fluido refrigerante. Não é recomendado fazer carga parcial em caso de vazamento.