Golpe de Líquido: o compressor comprime líquido devido ao sistema mal dimensionado, causando um rendimento deficiente, quebra na válvula de sucção ou travamento (utilizar separador de líquido).
Umidade no Sistema: a umidade mistura-se com o refrigerante formando ácidos que atacam todas as superfícies metálicas (placa de válvula, eixo, etc), retirando a camada de isolamento do motor elétrico, podendo congelar a saída do capilar; com o decorrer do tempo ocorre a queima do motor (utilizar bomba de vácuo com vacuômetro).
Impurezas: decorrentes de rebarbas de cobre, solda sem nitrogênio, tubulação suja, principalmente em sistema que ocorreu a queima do compressor e não foi devidamente limpo e nem trocado o filtro secador. Estas irregularidades causam baixo rendimento, ruído, travamento ou até a queima do motor.
Contaminação: o álcool metílico ou qualquer anticongelante é extremamente prejudicial ao sistema de refrigeração. O filtro secador retém mais o álcool do que a água. O álcool fica retido no dessecante do filtro, e a água continua circulando e fazendo estragos no sistema, corroendo as peças metálicas e queimando o motor.
Baixo Nível de Óleo: decorrente de sistema mal dimensionado no qual o óleo não retornou para o compressor, causando ruído e travamento das peças internas (utilizar separador de óleo).