O pressostato de óleo é sempre utilizado em compressores com lubrificação forçada, verificando a pressão diferencial da bomba de óleo. Para isto, admite duas tomadas de pressão: uma de baixa pressão (LP) e a outra de alta pressão (HP). O lado HP é conectado na saída da bomba de óleo e o lado de baixa na sucção da bomba ou no cárter do compressor.
Possui uma regulagem interna da pressão diferencial que deverá ser ajustada de acordo com a especificação de cada fabricante de compressor. Devemos sempre lembrar que ele trabalha verificando se a bomba de óleo do compressor está em boas condições, ou ainda se não existe qualquer obstrução na sua sucção. Temos ainda o caso onde o óleo do compressor foi enviado para o sistema e não retornou para o cárter. Em todos estes casos devemos por segurança parar o compressor.
Por se tratar de um equipamento de segurança o seu rearme é manual, ou seja, é necessária a presença de um mecânico para antes de rearmar o compressor, verificar as condições da instalação e o motivo pelo qual o compressor parou.
Uma outra regulagem importante em um pressostato de óleo é o tempo de retardo. Este tempo serve para que o compressor possa partir e regularizar a pressão de óleo. Se depois de decorrido este tempo a pressão diferencial ainda não estiver dentro dos padrões, o sistema será parado pelo temporizador do pressostato.
Alguns pressostatos de óleo possuem um temporizador eletrônico interno, que permite que o tempo de retardo seja ajustado de 20 a 150 segundos. Outra característica bastante interessante é que podem ser alimentados com uma variação de tensão de 24 a 240 Vac/Vdc.
IMPORTANTE: Deve ser tomado um cuidado especial na ligação elétrica do pressostato de óleo, pois a sua energização deverá ser simultânea a partida do compressor. Tal procedimento é recomendável para evitar o início da contagem do tempo antes da efetiva partida do compressor.
O defeito mais comum quando este cuidado não é tomado, é que o compressor não parte por causa do pressostato de óleo porém, as condições de lubrificação estão todas em perfeitas condições. Para evitar este problema basta ligar a alimentação do pressostato no mesmo contator do compressor.