Características gerais dos disjuntores

O disjuntor é um dispositivo elétrico de manobra/proteção, com capacidade de interrupção de circuitos em condições normais, e ainda, interrupção automática dos mesmos em condições anormais de funcionamento como curtos-circuitos, sobrecargas de curta ou longa duração e até sub-tensão.
Atuam na proteção de cargas e são especificados em função da corrente nominal ou faixa de corrente do circuito que se deseja proteger além  de classes de atuação representadas por letras (A, B, C...) que são definidas em função do tipo de circuito que se deseja proteger. 
Os disjuntores mais utilizados atualmente não permitem ajuste da corrente de atuação, sendo esta fixa e impressa de forma visível geralmente na parte frontal do componente.
Podem apresentar-se ainda classificados em disjuntores nonopolar, para ligação em apenas uma fase (monofásico), bipolar para utilização com fase e neutro ou fase e fase, tripolar, para utilização em sistemas trifásicos sem neutro e tetrapolar para utilização em sistemas trifásicos com utilização do condutor neutro.