Michael Faraday

(1791 – 1867)

Michael Faraday nasceu em 1791, em Newington, Inglaterra. 
Aos 14 anos deixou a escola e começou a trabalhar. Durante oito anos foi aprendiz num encadernador, beneficiando da tolerância de seu patrão que lhe permitia ler os livros que encadernava. 
Em 1810 fez-se membro da City Philosophical Society, reunindo-se a um grupo de jovens que discutiam temas científicos. 
Em 1812, Humphry Davy ao fazer uma apresentação pública ganhou a admiração do jovem Faraday. Este, escreveu-lhe uma carta acabando por se tornar seu assistente um ano mais tarde. 
São muitas as contribuições de Faraday para física e para a química sendo provavelmente o maior físico experimental de todos os tempos. 
Faraday introduziu os conceitos de campo e de linhas de campo e descobriu a indução electromagnética e o diamagnetismo. Construiu o primeiro gerador de corrente. 
Na década de 1820, seguindo o trabalho de Davy, desenvolveu estudos sobre a electrólise estabelecendo as bases da electroquímica e na década seguinte elabora a lei da indução eletromagnética, também conhecida como Lei de Faraday. Esta é uma importante lei, que faz parte do conjunto de equações conhecidas como Equações de Maxwell.
É também na década de 1830 que ele desenvolve seus estudos sobre descargas elétricas em gases rarefeitos. Em 1833 assumiu o posto de professor de química na Royal Institution. 
Com um aparato experimental similar àquele usado por Faraday, Röntgen descobriu, em 1895, os raios-X.
Michael Faraday faleceu em Londres, no ano de 1867.