(1) Após verificar se está hermético, descarregue o gás de nitrogênio.
Conecte um medidor de pressão às portas de serviço no lado de líquido, no lado de gás, no lado de equilíbrio, e conecte uma bomba de vácuo conforme orientação do fabricante. Certifique-se de executar o vácuo nos lados de líquido, de gás e de balanceamento.
(2) Utilize uma bomba de vácuo com grande deslocamento de modo a que o grau de vácuo se torne menor que – 755mmHg.
(3) Execute o vácuo durante 2 ou 3 horas, embora o tempo seja diferente devido ao comprimento dos tubos.
Desta vez, verifique se todas as válvulas reguladoras nos lados de líquido, de gás e de equilíbrio estão totalmente fechadas.
(4) Se o grau de vácuo não alcançar –755mmHg ou menos, mesmo após o sua execução por duas ou mais horas, execute o vácuo durante 1 hora ou até mais. Se o grau de vácuo não alcançar –755mmHg mesmo após 3 horas ou mais, verifique a posição do vazamento.
(5) Quando o grau de vácuo atingir - 755mmHg ou menos após 2 horas ou mais, feche totalmente as válvulas VL e VH do medidor de pressão, pare a bomba de vácuo, deixe-a como está por uma hora, e então verifique se o grau de vácuo não se modificou. Caso ele se modifique, poderá existir uma posição de vazamento. Verifique a posição do vazamento.
(6) Depois que o procedimento de vácuo estiver completo, substitua a bomba de vácuo pelo cilindro de refrigerante e avance para o trabalho adicional de carga de refrigerante.
(7) Após a evacuação do sistema, troque a bomba de vácuo por um cilindro de refrigerante e abasteça o sistema com refrigerante adicional.
Quando o sistema for abastecido com refrigerante em fábrica, a quantidade adicional no local não está incluída. Calcule a quantia adicional necessária e acrescente-a ao sistema.