Os equipamentos da linha residencial foram desenvolvidos e testados pelos fabricantes segundo norma AHRI210, e os valores apresentados nas etiquetas de capacidade (Capacidade, corrente e potência elétrica) referem-se à uma condição de temperatura externa de 35ºC (TBS) e umidade relativa de 40% (TBU de 23,9ºC). a medida que as condições externas variam, os valores de capacidade, corrente e potência elétrica variam também.
Com o sistema trabalhando em Refrigeração, quanto maior a temperatura externa,
menor a quantidade de calor que o equipamento consegue retirar do ambiente (em
Btu/h); como a pressão aumenta, o trabalho mecânico do compressor aumenta e com isso a corrente aumenta, assim como a potência elétrica, por isso o equipamento consome mais energia. Logo existe um limite de temperatura externa para o equipamento trabalhar com o mínimo de rendimento e sem comprometer seu funcionamento mecânico.
Com o sistema funcionando em ciclo reverso, ou aquecimento, com a troca de função dos seus trocadores de calor, se necessita retirar calor do ambiente externo, porém, com baixas temperaturas, diminui a troca de calor e aumenta a possibilidade de retornar líquido ao compressor, por isso existe a lógica de degelo.
Porém, se a temperatura externa ficar abaixo do recomendado a quantidade de ciclos de degelos aumenta causando desconforto ao usuário. Por isso existe um limite de temperatura externa para o equipamento funcionar bem.