Microcontrolador: este componente é o cérebro da placa, onde é armazenado o Software que armazena informações como, reinicialização automática; proteção contra congelamento do evaporador interna; proteção contra alta temperatura do evaporador interno.
Sensores: sua função é comunicar a placa eletrônica a temperatura atual de funcionamento. A fim de que esta se encarregue de acionar ou desligar o sistema de refrigeração. Os sensores geralmente utilizados são do tipo NTC (coeficiente de temperatura negativa).
Motor ventilador unidade interna evaporador: responsável pela rotação da turbina pode trabalhar em velocidades que variam de 900 a 1200 RPM. Em alguns aparelhos de condicionadores de ar tipo Split o capacitor localiza-se na própria placa, diagnosticado defeito no mesmo recomenda-se a substituição da placa.
Motor síncrono: responsável pela movimentação da aleta direcionadora de ar. Sua alimentação elétrica é 12 DCV.
Bomba de condensado: encontrado em evaporadores tipo cassete bomba tensão 220 ACV com uma chave de nível.
Transformadores de comando: responsável pela redução de tensão para operação da placa. O primário 220 ACV e o secundário 13,5 DCV.
Display : responsável em receber informações do controle remoto e enviá-las para placa eletrônica, também exerce a função de sinalizador de emergência e diagnóstico de falhas.
Modo de emergência: esta função é usada caso a bateria do controle remoto estarem descarregadas ou danificado. Para acionar o Modo Emergência dirija-se até a unidade interna e aperte botão, localizado no painel do console ou na própria placa eletrônica.