A umidade, associada a refrigerantes halogenados, a óleo e a altas temperaturas, provoca os seguintes problemas no sistema:
- Congelamento na sede da válvula de expansão - impede a passagem de refrigerante para o evaporador, reduzindo a pressão neste e desligando o compressor pela ação do pressostato de baixa. Uma vez desligado o compressor, o gelo na válvula e derretido, a temperatura e a pressão próximas a válvula se elevam, o compressor volta a funcionar e o ciclo se repete.
Com partidas e desligamentos frequentes, o motor do compressor tende a queimar.
- Formação de acido clorídrico e fluorídrico - esses ácidos atacam partes metálicas do sistema, visores de vidro e verniz de isolação,ocorrendo então deposição de cobre,o que provoca defeitos mecânicos e enfraquecimento da isolação do motor que resulta na sua queima.
- Decomposição do óleo lubrificante - o óleo decomposto forma uma lama espessa, que entope os canais de lubrificação e, eventualmente, trava peças moveis do compressor. O resultado disto e o engripamento ou queima do motor.
- Deposição de cobre - o cobre e removido dos tubos em pequenas partículas e, posteriormente, deposita-se em zonas de altas temperaturas, como virabrequins, válvulas de descarga e bombas de óleo. Este acréscimo de material nas partes moveis diminui as folgas, provocando falhas mecânicas.
A constatação da existência de umidade pode se dar feita pela verificação da cor do elemento higroscópico do visor de liquido. O elemento higroscópico do visor muda de cor a medida que absorve umidade. Quando for constatada umidade no sistema, deve-se substituir imediatamente o filtro secador de liquido.