Quando o sinal de acionamento do compressor é liberado, ele passará pelos contatos L e M do pressostato de óleo e alimentará a bobina do contator, quando esta é alimentada, os contatos 13 e 14 são fechados e conseqüentemente ocorre a alimentação do conjunto relé de operação, ou seja o elemento térmico e o relé estarão energizados.
Se, depois do compressor arrancar, pressão diferencial de óleo deverá aumentar até a pressão de conexão do controle de segurança, neste momento o interruptor de diferencial de pressão abrirá desligando o elemento térmico do relé, permitindo que o compressor continue sua operação normal. Por outro lado, se a pressão útil do óleo não aumenta ao valor de conexão dentro do tempo previsto, o interruptor diferencial de pressão não abrirá e o elemento térmico ficará ligado.
A operação contínua do elemento térmico do relé provocará a deformação do elemento bimetálico, e fará com que os contatos de operação abaram. Isto desliga a bobina do contator que aciona o compressor parando-o.