A válvula reversora é dotada de um corpo principal formada basicamente por duas câmaras por onde circulam o fluido refrigerante sob alta ou baixa pressão, possui ainda uma peça móvel chamada de corrediça dotada nas extremidades de pistões que são responsáveis pela vedação entre as câmaras e pela movimentação da corrediça dentro do corpo principal.
As extremidades do corpo principal da válvula, onde encontram-se as câmaras, e a linha de sucção do circuito frigorífico estão interligadas à uma válvula piloto através de tubos capilares. Essa válvula piloto é acionada por uma solenóide e comanda a atuação do corpo principal através da diferença de pressão provocada entre as câmaras.
A válvula é conectada às tubulações do sistema através do processo de brasagem devendo-se tomar alguns cuidados na instalação.
Para a soldagem dos tubos da válvula de reversão ao conjunto selado, o corpo da mesma deve permanecer submerso em água ou envolto em um pano molhado, para impedir que a chama do maçarico venha a aquecer o corpo da válvula e danificar os componentes internos.