Basicamente um termostato convencional é um interruptor elétrico que liga ou desliga um determinado circuito de acordo com a variação de temperatura a qual se encontra seu sensor.
Seus contatos (platinados) podem ser abertos ou fechados. Esta abertura ou fechamento acorre através da expansão ou contração de um fluido, gás cuja variação de pressão é proporcional a temperatura do ambiente, confinado em uma câmara, que pode ser composta pelo que chamamos de bulbo e diafragma.
Neste sentido, ele age como um termômetro, com a diferença de que o termostato não é um simples instrumento de medida de temperatura, mas um equipamento mais complexo.
Além de ser sensível às variações de temperatura, é capaz também de ligar e desligar automaticamente o circuito elétrico do aparelho conforme a variação da temperatura no ponto em que a extremidade do bulbo (sensor) está em contato com o evaporador. Deste modo, garante a manutenção da temperatura adequada no refrigerador.
Assim, quando a temperatura do compartimento refrigerado sobe acima da temperatura estabelecida, o termostato liga sistema de refrigeração, permanecendo este ligado enquanto a temperatura a qual se deseja baixar não for atingida.