Pressão (P) é definida como uma distribuição média de uma força aplicada sobre uma determinada área.
Pode ser medida em uma unidade de força (F) dividida por unidade de área (A).
Pressão Atmosférica é a pressão exercida pela força que a camada de gases que formam a atmosfera terrestre exerce sobre a área de sua superfície.
É fato conhecido que a terra está envolvida por uma camada gasosa denominada atmosfera.
O primeiro a medi-la foi o físico italiano Evangelista Torricelli, a partir de uma experiência realizada ao nível do mar. Torricelli usou um tubo de vidro, com cerca de um metro de comprimento, fechado em um dos extremos. Encheu o tubo com mercúrio e tampou a extremidade aberta com o dedo.
Em seguida, inverteu o tubo e mergulhou-o em um recipiente também contendo mercúrio. Só então retirou o dedo do tubo.
Torricelli verificou que o mercúrio contido no tubo desceu até parar na altura de 76 cm acima do nível do mercúrio contido no recipiente aberto.
Por que todo o mercúrio do tubo não desceu para o recipiente? Simplesmente porque a pressão atmosférica, agindo sobre a superfície livre do mercúrio contido no recipiente, equilibrou a pressão exercida pela coluna de mercúrio contida no tubo.
Torricelli concluiu que a pressão atmosférica equivale à pressão exercida por uma coluna de mercúrio de 76cm de altura ao nível do mar para esse valor deu o nome de atmosfera, cujo símbolo é atm.
Assim, escrevemos:
O aparelho inventado por Torricelli foi denominado barômetro.
Posteriormente, foram realizadas várias experiências para medir a pressão atmosférica em diferentes altitudes e chegou-se à conclusão de que esta varia com a altitude. Nos lugares elevados, a pressão diminui; nos lugares mais baixos, aumenta. De fato, a cada 100m de variação na altitude, a pressão atmosférica varia 1cm de coluna de mercúrio.
A unidade mmHg é chamada Torricelli (Torr), então:
Pascal repetiu a experiência de Torricelli usando água em lugar de mercúrio e verificou que a pressão atmosférica equilibra uma coluna de água de 10,33m de altura. Assim:
Onde m.c.a significa metros de coluna d’água.
A Pressão Manométrica é determinada tomando-se como referência zero à pressão atmosférica local.
Pressão Absoluta equivale à soma da pressão relativa mais a pressão atmosférica.
Em um sistema dizemos que a pressão é negativa ou que o sistema está em vácuo quando o valor da pressão relativa nesse sistema é menor que a pressão atmosférica.
A pressão atmosférica, equivale a 1 atm, 760mmHg, 760 Torr, 10,33m.c.a., 14,696 psi, 1,0133 bar, 1,033 Kgf/cm2 ou 29,92 inHg. Qualquer valor situado abaixo destes é considerado vácuo.
Manômetro
É um aparelho utilizado para medir pressões manométricas (relativas). Por isso, a pressão registrada por esse instrumento é conhecida como pressão manométrica.
Conjunto Manifold
Quando se deseja medir pressão em sistemas de refrigeração em operações de manutenção utiliza-se um instrumento chamado Conjunto Manifold.
Esse instrumento é constituído de dois manômetros que apresentam ranges diferentes e correspondem respectivamente a um manômetro para baixa pressão e um manômetro para alta pressão conectados a um “barrilete”. Esse “barrilete” é conectado aos sistemas através de mangueiras especiais e possui registros manuais de abertura e fechamento que permite o controle de passagem sobre o fluido do sistema.