O que é compressor utilizado no sistema de refrigeração?



É o coração do sistema de refrigeração independente de seu modelo ou capacidade. É responsável pela circulação do fluido refrigerante no interior do sistema de refrigeração ou sistema de climatização.

Classificação dos compressores:

COMPRESSOR TIPO ALTERNATIVO: Esse tipo de máquina se utiliza de um sistema biela-manivela para converter o movimento rotativo de um eixo no movimento translacional de um pistão ou embolo. Dessa maneira, a cada rotação do acionador, o pistão efetua um percurso de ida e outro de vinda na direção do cabeçote, estabelecendo um ciclo de operação.

COMPRESSOR TIPO ROTATIVO: O sistema rotativo é composto por um rolete que gira em movimento excêntrico dentro de um cilindro, formando duas câmaras (sucção e descarga), separadas por uma palheta. A sucção e a compressão do fluido refrigerante ocorrem ao mesmo tempo e de forma contínua, proporcionando melhor desempenho e menor nível de ruído e vibração.
Diferentes dos alternativos, a carcaça do compressor rotativo suporta o gás de descarga de alta pressão. O gás de sucção é puxado diretamente para dentro do cilindro do corpo, sendo comprimido e então descarregado na carcaça do compressor. Assim, o fluido refrigerante em alta pressão e alta temperatura, torna a carcaça do compressor rotativo mais quente.

COMPRESSOR TIPO PARAFUSO: Esse tipo de compressor possui dois rotores em forma de parafusos que giram em sentido contrario, mantendo entre si uma condição de engrenamento, O gás penetra pela abertura de sucção e ocupa os intervalos entre os filetes dos rotores. A partir do momento em que há o engrenamento de um determinado filete, o gás nele contido fica encerrado entre o rotor e as paredes da carcaça. A rotação faz então com que o ponto de engrenamento vá se deslocando para a frente, reduzindo o espaço disponível para o gás e provocando a sua compressão. Finalmente, é alcançada a abertura de descarga, e o gás é liberado.

COMPRESSOR TIPO SCROLL: Os compressores scroll, como outras tecnologias rotativas requerem poucas partes móveis em comparação com os compressores a pistão. Devido a baixa velocidade de deslizamento em todos os pontos de contato, o mecanismo de precisão e as tolerâncias ajustadas dos elementos do scroll, elimina, assim, a necessidade de usar um grande volume de óleo para esta função. A proximidade entre as espirais também tem a vantagem de eliminar os espaçamentos e reduzir fugas, sendo possível criar compressores de alto rendimento ao mesmo tempo em que apresenta um menor deslocamento. Isto está em contraste direto com compressores a pistão, onde as proporções de fuga superiores (menor rendimento) se compensam usando deslocamentos maiores.
São compressores silenciosos e de baixa vibração; seu nível de ruído é relativamente independente da pulsação do gás e está mais associado com seus dispositivos mecânicos.

COMPRESSOR TIPO CENTRÍFUGO: Construtivamente, o compressor centrífugo se assemelha à bomba centrífuga. O fluido penetra pela abertura central do rotor e, pela ação da força centrífuga, desloca-se para a periferia. Assim, as pás do rotor imprimem uma grande velocidade ao gás e elevam sua pressão. Do rotor o gás se dirige para as pás do difusor ou para uma voluta (concha formada  por espiras muito curtas), onde parte da energia cinética é transformada em pressão. Em casos onde a razão de pressão é baixa, o compressor pode ser construído com um só rotor, embora na maioria das máquinas se adote compressão em múltiplos estágios.