A resfresqueira possibilita resfriar e manter sucos a determinadas temperaturas. Por essa razão, a refresqueira, também conhecida por suqueira, constitui, nos dias de hoje, um resfriador de líquido, de uso indispensável em locais como bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis e refeitórios industriais.
Formada de duas partes, que são o gabinete e o reservatório, a refresqueira compõe um aparelho que, visto externamente, nos dá idéia de uma peça única e compacta. Em geral, ela é colocada sobre os balcões dos estabelecimentos comerciais; tendo, ainda, um aspecto extremamente decorativo.
O gabinete é constituído de chapas de aço inoxidável ou de aço carbono pintadas pelo processo eletrostático e serve de apoio para o reservatório. O reservatório, com o formato semelhante a uma caixa, é feito de acrílico transparente e tem a finalidade de acondicionar o suco.De acordo com o modelo, pode apresentar um ou dois compartimentos com uma tampa de parede dupla, também de acrílico, na parte superior. A resfresqueira de dois compartimentos é utilizada para acondicionamento de mais de um sabor de suco, podendo cada compartimento ser identificado pelas diferentes cores de cada sabor.
Para cada compartimento, a refresqueira apresenta, na parte externa, uma torneira, cuja abertura é por encosto, o que toma bastante simples a sua operação. Na parte interna, dispõe de bomba de circulação de suco; sendo também uma para cada compartimento. A bomba de circulação de suco é tracionada por ímã permanente movido por um micromotor localizado no interior do gabinete.