Sistema de refrigerador

Todos os refrigeradores são constituídos basicamente com os mesmos componentes: compressor, condensador, filtro secador, tubo capilar e evaporador. O que pode variar são as dimensões de cada sistema, de acordo com a capacidade do refrigerador. No entanto, há uma diferenciação na configuração de cada sistema de refrigeração, que basicamente são três:
-
Degelo manual (Touch defrost)
-
Degelo cíclico ou semi-automático (Cycle defrost)
-
Degelo automático (Frost free)

Degelo manual
(Touch defrost)
O sistema de refrigeração na maioria dos produtos pequenos (inclusive freezers) utiliza um único evaporador, no qual o degelo se faz manualmente. O evaporador já serve também como congelador nestes produtos.

A circulação do ar no congelador e no restante do gabinete ocorre por convecção natural. Conforme o ar mais quente sobe e o mais frio desce, o calor é retirado de dentro do refrigerador.

Degelo semi-automático
(Cycle defrost)
Em alguns refrigeradores de capacidade média, encontramos dois evaporadores conectados em série e que removem o calor dos compartimentos superior e inferior independentemente.
O degelo no freezer deve ser feito manualmente, e no compartimento do refrigerador ele é feito automaticamente, a cada ciclo do compressor.
As pequenas formações de gelo no compartimento do refrigerador se derretem durante este ciclo e seguem através de uma calha para fora do refrigerador, onde evapora.

Para auxiliar na evaporação deste líquido, muitas vezes utiliza-se um prolongamento do condensador (para emitir calor), próximo ao compressor.

Degelo automático
(Frost free)
Neste sistema, utilizado nos refrigeradores maiores e mais sofisticados, existe um único evaporador cujo degelo é feito automaticamente em intervalos de tempo programados.
O evaporador é localizado no
compartimento do freezer, porém sem contato direto. Nestes produtos, a circulação de ar através dos compartimentos do freezer e refrigerador é feita por um ventilador.
A maioria dos produtos frost free possuem dois condensadores: o principal funciona com um ventilador, e o secundário ajuda a aquecer as partes frontais sujeitas a sudação, e a evaporar a água proveniente do degelo.

O degelo do evaporador é feito por uma resistência que funciona nos intervalos de ciclo do compressor.