Esta chave, de uso frequente nas oficinas de refrigeração, serve para dar, nos parafusos, o torque recomendado pelo fabricante, evitando as sobretensões e deformações das peças.
O uso desta chave se generalizou no trabalho de oficina de reparo, especialmente naquelas peças que requerem um aperto regulado e segurança na sua montagem, tais como: parafusos do volante ou polia, mancais da árvore de manivelas, capas dos mancais das bielas, cabeçotes e outras. A chave de torque pode ser usada para roscas, direita ou esquerda, porém em nenhum caso deve ser utilizado para afrouxar, porque, se o parafuso ou porca estiver emperrado, o torque aplicado poderá passar seu limite e produzir danos na chave, alterando sua precisão. Para obter maior exatidão na medição, é conveniente lubrificar a rosca antes de colocar e apertar a porca ou o parafuso. Quando o indicador assinalar a força recomendada, deve-se deter a ação sobre a chave.
A chave de torque deve ser usada somente para dar o toque final. Previamente, para encostar o parafuso ou porca, usa-se uma chave comum.