O Refrigerante R410A pode ser afetado por impurezas como água, membranas oxidantes e óleos, porque sua pressão é aproximadamente 1,6 vezes mais elevada do que a do refrigerante R-22. O óleo do motor de refrigeração também foi modificado para acompanhar a adoção do novo refrigerante. Por isto, durante o trabalho de instalação, certifique-se de que água, refrigerante anterior, ou óleo do motor de refrigeração não entrem no ciclo de refrigeração do condicionador de ar com novo refrigerante.
Para evitar a mistura de refrigerante ou de óleo do motor de refrigeração, os tamanhos das peças para conexão da porta de carga da unidade principal ou as ferramentas para instalação são diferentes das utilizadas com refrigerante convencional. Assim, são necessárias ferramentas exclusivas para o novo fluido refrigerante (R410A).
Para conectar os tubos, utilize materiais novos e limpos, com força de aperto de alta pressão, e que foram feitos exclusivamente para o R410A, de modo a que não seja possível a entrada de água ou poeira. Além disto, não utilize a tubulação existente, porque poderão ocorrer problemas devido à força de aperto e às impurezas.