Principais gases refrigerantes usados na refrigeração

 Os principais gases refrigerantes usados na refrigeração são substâncias que mudam de estado físico de acordo com o ciclo de refrigeração, podendo ser líquidos ou gasosos. Eles são responsáveis por absorver e liberar calor do ambiente, proporcionando o resfriamento ou o aquecimento desejado.


Existem diversos tipos de gases refrigerantes, que podem ser classificados de acordo com a sua composição química, o seu potencial de aquecimento global (GWP), a sua eficiência energética, a sua estabilidade térmica, a sua compatibilidade com os equipamentos, e a sua segurança para as pessoas e para o meio ambiente.


Alguns dos gases refrigerantes mais conhecidos e utilizados na refrigeração são:


- R-22: é um HCFC (hidroclorofluorcarbono) que é usado em sistemas de ar condicionado residencial e refrigeração comercial de baixa e média temperatura. Ele tem um alto GWP e está sendo substituído por outros gases mais ecológicos, como o R-410A e o R-32¹.

- R-410A: é um HFC (hidrofluorcarbono) que é usado em sistemas de ar condicionado de alta eficiência e refrigeração comercial. Ele tem um GWP moderado e é considerado um dos gases mais estáveis e confiáveis do mercado².

- R-404A: é um HFC que é usado em sistemas de refrigeração comercial e industrial de baixa e média temperatura, como câmaras frias, vitrines de supermercado, e transporte refrigerado. Ele tem um alto GWP e está sendo substituído por outros gases com menor impacto ambiental, como o R-448A e o R-449A².

- R-134A: é um HFC que é usado em sistemas de refrigeração doméstica, comercial, e automotiva, como geladeiras, freezers, e ar condicionado de carros. Ele tem um GWP moderado e é um dos gases mais versáteis e compatíveis do mercado².

- R-717: é a amônia, um NH3 (hidreto de nitrogênio) que é usado em sistemas de refrigeração industrial de grande porte, como frigoríficos, laticínios, cervejarias, e indústrias químicas. Ele tem um GWP nulo e é um dos gases mais eficientes e ecológicos do mercado, mas também é tóxico, inflamável, e corrosivo, exigindo cuidados especiais no manuseio e na instalação³.

- R-718: é a água, um H2O (hidreto de oxigênio) que é usado em sistemas de refrigeração por absorção, que utilizam o calor como fonte de energia, em vez de eletricidade. Ele tem um GWP nulo e é um dos gases mais sustentáveis e econômicos do mercado, mas também tem uma baixa capacidade de refrigeração e requer altas pressões para funcionar³.


Esses são alguns dos principais gases refrigerantes usados na refrigeração, mas existem muitos outros, como os hidrocarbonetos (R-600A, R-290, etc.), os HFOs (hidrofluorolefinas, como o R-1234yf, R-1234ze, etc.), e as misturas de gases (blends, como o R-407C, R-507A, etc.). Cada um tem suas características, vantagens, desvantagens, e aplicações específicas, que devem ser consideradas na hora de escolher o melhor gás para cada caso.