O relé
voltimétrico é geralmente instalado quando o torque de arranque do compressor é
bastante elevado, levando-se em consideração o circuito e a flutuação da tensão
existente nas redes de alimentação.
Funcionamento
do relé voltimétrico
Este relé é construído
de forma a manter os contatos 1 e 2 ligados, quando não está em funcionamento.
Ao iniciar o
trabalho, a bobina se imantará suficientemente quando atingir a tensão
necessária, para a qual foi construída, tensão esta resultante nos terminais,
do fim do enrolamento secundário com início do enrolamento primário. Esta tensão
será sempre superior á rede de alimentação, pois o enrolamento secundário e o
capacitor de fase fornecerão o diferencial encontrado nesses terminais, diferencial
este que varia com os tipos de compressores e capacitores de fase neles
indicados.
Normalmente,
estas bobinas trabalham com uma tensão aproximada entre 260 e 380 volts de
acordo com o tipo de compressor, mesmo sendo a tensão de alimentação elétrica
de 220V.
A tensão de
trabalho da bobina do relé é obtida quando atingir a velocidade de sincronismo
do motor do compressor. Os contatos 1 e 2, que se encontram ligados, abrem-se
dentro do tempo preestabelecido, desligando do circuito o capacitor de partida
eletrolítico.
Nota-se que
esta operação exige unicamente um trabalho mecânico, de acionar o dispositivo
para desligar os contatos 1 e 2, tornando-o ligado quando se desliga o compressor.