Válvula de expansão em sistemas de refrigeração

Este componente geralmente fica na entrada do evaporador, na linha líquido. Em alguns casos a válvulas de expansão fica logo na saída do condensador.
A válvula de expansão tem função semelhante ao tubo capilar, ou seja, tanto um quanto o outro reduz a pressão do fluído e diminuem a temperatura. Porém a válvula de expansão tem uma função adicional de controlar a quantidade de fluido refrigerante que vai para o evaporador. Algumas válvulas de expansão são fabricadas com uma pequena tela logo na entrada, que serve como filtro para evitar que partículas de metal penetrem na válvula.  Esses pequenas partículas são originários principalmente do compressor, pois desprendidas no processo de movimentos mecânicos feitos pelo compressor. 

Observação: Nos casos de válvulas que possuem pequenas telas na entrada, estes podem ser obstruídas no caso de haver muitas partículas. Nesse caso é importante que essas pequenas telas sejam limpas ou caso esteja com aspecto ruim, estas sejam substituídas.
Descrição do funcionamento
Como o próprio nome, sugere, a válvula  de expansão faz com que o fluído refrigerante se expanda em seu interior. Dessa forma o fluído perde pressão.  A válvula de expansão fica entre o ambiente de alta pressão que está do lado condensador e do compressor  e o lado de baixa pressão que vai do evaporador até chegar no compressor pela linha de sucção.
A válvula possui um bulbo sensor de temperatura
 A esse bulbo é fixado à linha de refrigerante na saída do evaporador.
Observação: cada válvula de expansão é projetada para um fluido refrigerante entre -30C até  - 12 C acima da temperatura de evaporação. Então, o bulbo da válvula de expansão que está fixada a linha de sucção na saída do evaporador, capta a temperatura presente ali e faz a válvula abrir e fechar como se fosse uma torneira de acordo com a temperatura presente na saída do evaporador.
 Dessa forma, quando a temperatura do fluido sobre além do set-point, a válvula abre mais e permite que um fluxo maior de fluido refrigerante flua em direção ao evaporador. Assim  o fluxo esfria mais. Porém, quando a temperatura cai abaixo do set-point, a válvula se fecha mais permite que menos fluido refrigerante flua para o evaporador. Dessa forma a temperatura passa a subir seja, o  fluido torna-se menos frio.Para que válvula de expansão funcione corretamente dois fatores abaixo devem ser observados:
1-      É importante que a válvula de expansão esteja firmemente presa ao tubo na saída do evaporador.
A válvula deve estar ajustada corretamente conforme o cálculo de superaquecimento