Compressor: Tomando como exemplo o gás refrigerante R-22, se fôssemos condensar o refrigerante à pressão atmosférica, precisaríamos reduzir sua temperatura para -41ºC. Ou seja, sua temperatura de condensação não é viável à pressão atmosférica. O papel do compressor é aumentar a pressão do refrigerante, aumentar sua temperatura e alterar seu ponto de orvalho. Neste caso, a condensação ocorre sob alta pressão e alta temperatura. Um compressor aspira refrigerante como um vapor a baixa pressão e baixa temperatura e o comprime, aumentando sua pressão e temperatura. Esta pressão também é importante para a circulação do refrigerante em todo o circuito de refrigeração. A energia mecânica que o compressor usa para aumentar a pressão é convertida em energia térmica. O calor aumenta a temperatura do vapor. É importante notar que o compressor é usado apenas para bombear vapor de refrigerante.
Caso contrário, se o refrigerante estiver líquido no compressor, pode causar ruptura da válvula ou diluição do óleo, o que pode danificar os mancais.
condensador: O vapor refrigerante quente em alta pressão e temperatura é descarregado no condensador. Um condensador nada mais é do que um trocador de calor e pode ser ar ou água. Quando o calor é transferido de uma substância de temperatura mais alta para uma substância de temperatura mais baixa, o calor latente absorvido pelo vapor durante a evaporação mais o calor sensível absorvido pelo vapor durante a compressão é transferido para o ar (condensação do ar) ou água. (condensação de água). Uma vez que o calor é removido do refrigerante, ele condensa e retorna ao estado líquido. O condensador sub-resfria o líquido antes de sair dele e entrar na válvula de expansão.
dispositivo de expansão: À medida que o líquido sai do condensador e passa pelo dispositivo de expansão, a pressão cai para a pressão do evaporador.
Nessa baixa pressão, uma pequena porção do líquido evapora imediatamente, resfriando a temperatura do líquido restante até a temperatura de evaporação. Como essa temperatura é menor que a temperatura do ar ou da água que estamos resfriando, o calor removido pela evaporação do refrigerante no evaporador resfria o ar ou a água ou associados.
Evaporador : A função do evaporador é resfriar o ar ambiente ou a água de resfriamento. O refrigerante líquido absorve o calor do ar ou da água, fazendo com que o refrigerante evapore. O circuito de refrigeração está agora completo para o refrigerante em forma de vapor, novamente aspirado pelo compressor.