Qualidade do Ar Interior em ambientes climatizados

A qualidade do ar interior é conseqüência de diversos fatores que o influenciam desde o projeto, até as instalações, o funcionamento, a manutenção etc.
Especial importância adquire as taxas de renovação de ar exterior, assim como a eficiência e a correta manutenção do sistema de filtragem. 
A detecção dos problemas que reduzem a qualidade do ar interior requer uma verificação de todos os elementos do sistema. Em casos de eventuais depósitos de sujidade em qualquer rede de dutos é necessária a utilização de um dos métodos de limpeza existentes (aspiração por contato, ar comprimido associado à sucção, ar comprimido associados à escovação e a sucção). Anteriormente era recomendada a realização de uma inspeção visual seguida de análises laboratoriais (exames microbiológicos) que vão determinar ainda a real necessidade desta limpeza. 
A análise microbiológica pode determinar ainda a necessidade de se completar a desinfecção do sistema através da nebulização de agentes microbicidas (fungicidas, bactericidas etc).