Conceitos Básicos de refrigeração I

Calor

Definição:

Calor é a energia térmica que em trânsito de um corpo para outro devido uma diferença de temperatura entre eles.
O calor só passa espontaneamente do corpo mais quente para o mais frio.

Processos de transferência de calor

A transferência de calor é a passagem de energia térmica de um corpo para outro, ou de uma parte para outra em um mesmo corpo.
transferência de calor pode ocorrer segundo três processos distintos:
  • Condução;
  • Irradiação ou radiação;
  • Convecção.

Unidades de Medida de calor

No Sistema Internacional (SI) de unidades a quantidade de calor é medida em Joule (J). Entretanto, no campo da refrigeração, são usadas outras unidades, como a Caloria (cal) e a Quilocaloria (kcal) que possuem equivalência ao Joule. Nos países de língua inglesa é muito comum a utilização da unidade BTU (British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica) como unidade.
As relações de equivalências entre as principais unidades de medida de calor são:
                1 kcal =3,968 BTU = 4,1858 J

Temperatura

Definição:

Temperatura é a medida do grau de agitação térmica das moléculas de um corpo.

Termometria

Objetiva medir ao grau de agitação térmica das moléculas de uma determinada substância de acordo com a quantidade de calor recebida ou desprendida quando este sofre uma transformação física ou química.
A medição do grau de agitação térmica das moléculas de uma substância não é obtida de forma direta e sim de forma relativa, comparando através de escalas o comportamento físico da substância a que se deseja medir a temperatura com uma segunda substância sensível às variações de temperatura chamada de substância termométrica.

Escalas de Termométricas

Escala Celsius

É definida atualmente com o valor 0 (zero) no ponto de fusão do gelo e 100 no ponto de ebulição da água. O intervalo entre os dois pontos está dividido em 100 partes iguais, e cada parte equivale a um grau Celsius.

  Escala Fahrenheit

Esta escala foi estabelecida pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724.
Na escala Fahrenheit, o ponto de fusão da água equivale ao número 32 da escala e o ponto de ebulição, ao nível do mar equivale ao 212. O intervalo entre esses pontos fixos está dividido em 180 partes iguais e cada uma dessas partes corresponde à variação de um grau fahrenheit.

 Escala kelvin

Com base na teoria dos gases, o físico inglês Lord Kelvin estabeleceu a escala absoluta, conhecida por escala kelvin ou termodinâmica.
Na escala kelvin, o ponto de fusão do gelo corresponde ao número 273,16 e o ponto de ebulição da água, ao nível do mar, ao número 373. O zero da escala kelvin é chamado zero absoluto, temperatura na qual supõe-se que as moléculas encontrar-se-iam em ausência de movimento, ainda não foi atingido na prática. O zero absoluto corresponde à temperatura de – 273,15ºC.
A partir de 1967, a unidade de temperatura grau kelvin (ºK) passou a ser chamada simplesmente kelvin (K).