Para se efetuar uma boa evacuação e desidratação do sistema deve-se sempre utilizar uma bomba de vácuo adequada, bomba de alto vácuo, e nunca utilizar o compressor, pois a desidratação do sistema baseia-se em baixar o ponto de ebulição da água a uma temperatura inferior a temperatura ambiente através a depressão gerada pela bomba, ao utilizar o compressor esta depressão não é suficiente fazendo com que o ponto de ebulição da água mantenha-se a uma temperatura acima da temperatura ambiente. Além dessa medida, deve-se sempre que possível realizar a evacuação pelos lados de alta e baixa pressão do sistema, reduzindo assim tempo desta operação e atingindo o melhor resultado, atingindo um vácuo de até 500mmHg (29,90”Hg – polegada de mercúrio), nunca com tempo inferior a 20 minutos neste nível.
Obs.: É
recomendável instalar uma válvula de retenção na entrada da bomba, para evitar,
numa eventual parada da bomba que seu óleo seja succionado para dentro do
sistema de refrigeração.
Na
refrigeração doméstica, em função da maioria dos sistemas trabalhar com baixa
quantidade de fluido refrigerante (inferior a 350g) e utilizar tubo capilar
como elemento de controle de fluxo, o desempenho do sistema dependerá sensivelmente da carga
de fluido refrigerante aplicada. Agora, com os fluidos refrigerantes
alternativos, torna-se mais importante um procedimento adequado e a utilização
de equipamentos precisos para esta operação. Exemplo: Um sistema com volume
interno de 280 a 300Litros, normalmente funciona com 90 a 120 gramas de fluido
R 134a.
Com
R600a, os sistemas nessa faixa de volume interno poderão ter de 36 a 48 gramas,
somente, ou seja, aproximadamente 40% da carga do R 134a.
Em relação
a carga original com R 134a, a carga de fluido refrigerante R 134a é
aproximadamente 90% .
Esta
realidade comprova a necessidade de um bom procedimento e equipamentos precisos
para efetuar com sucesso uma carga de refrigerante.
Esta operação exige muito cuidado do refrigerista. No caso de excesso de
fluido refrigerante o compressor poderá succionar o refrigerante líquido e
romper as juntas do cilindro, ou quebrar outros componentes como as placas de
válvulas e etc.
Em caso de falta, o sistema não terá desempenho
satisfatório.