Dado que o ar não é condensável, ficará retido normalmente na parte alta do condensador e tanque de líquido. Durante a operação do compressor, a pressão de descarga será uma combinação da pressão de condensação do refrigerante mais a pressão exercida pelo nitrogênio e oxigênio. Quando se verifica em um sistema uma elevação de pressão de condensação, a primeira suspeita é de ar no sistema.
O nitrogênio é um gás inerte e não produz facilmente reações químicas. O oxigênio é justamente o inverso, podendo, na menor oportunidade, combinar-se com outros elementos. Ferrugem, corrosão e queima são os processos comuns de oxidação. No sistema de refrigeração, a umidade e o oxigênio, podem atacar o refrigerante e o óleo, causando corrosão, deposição de cobre, formação de ácidos, sedimentação e outras reações prejudiciais. Os testes realizados têm evidenciado que , na presença de calor, a combinação ar-umidade é mais apta para causar decomposição da mistura do fluido refrigerante e óleo do que grandes quantidades de umidade sozinhas.
Como não se trata de umidade e sim de ar, não existe nenhum filtro que possa eliminar este ar residual a um nível suficientemente pequeno para assegurar uma perfeita operação do sistema. A evacuação do sistema é o único meio seguro e efetivo de se realizar a remoção de ar do sistema.