Tubo Capilar

O capilar, é um dispositivo de expansão e, como tal, tem duas
finalidades: reduzir a pressão do refrigerante líquido e regular a quantidade (vazão) da mistura líquido/gás que entrará no evaporador, baseado no princípio de que uma massa de refrigerante no estado líquido passará mais facilmente através de um capilar que a
mesma massa de refrigerante no estado gasoso.
Conseqüentemente, se o vapor do refrigerante não condensado entra no capilar, o fluxo de massa será reduzido, permitindo ao refrigerante mais tempo de resfriamento no condensador.
Por outro lado, se refrigerante líquido tende a acumular-se no condensador, a pressão e a temperatura aumentarão, resultando em um aumento do fluxo de massa de refrigerante.
A redução de pressão deve-se à fricção do gás no interior do capilar. A diferença de pressão desejada pode ser obtida combinando-se os valores do diâmetro interno e comprimento do capilar, além da pressão, a vazão também será alterada. Note que quanto maior a fricção maior será a diferença de pressões de condensação e evaporação.
Um aumento na fricção pode ser obtido com aumento no comprimento e/ou diminuição no diâmetro interno do capilar. Uma excessiva restrição no capilar ocasionará reduções no fluxo de refrigerante ao evaporador e rendimento do compressor.