A refrigeração industrial é o processo de reduzir e controlar a temperatura de produtos, processos, ou ambientes, em escala industrial, para fins de conservação, qualidade, segurança, ou produção. Existem vários tipos de refrigeração industrial, que podem ser classificados de acordo com o método, o fluido, ou o ciclo de refrigeração. Alguns dos principais tipos são:
- Refrigeração por compressão: é o tipo mais comum e consiste em comprimir um gás refrigerante, que se aquece e se liquefaz, e depois expandi-lo, que se resfria e se vaporiza, absorvendo calor do ambiente. Esse tipo de refrigeração é usado em câmaras frias, frigoríficos, laticínios, cervejarias, etc.
- Refrigeração por absorção: é o tipo que utiliza o calor como fonte de energia, em vez de eletricidade, para evaporar e absorver um fluido refrigerante, que depois é separado e condensado, liberando calor para o ambiente. Esse tipo de refrigeração é usado em sistemas de ar condicionado, aquecimento de água, refrigeração solar, etc.
- Refrigeração por evaporação: é o tipo que utiliza a evaporação de um líquido, geralmente água, para resfriar o ar, que depois é soprado para o ambiente. Esse tipo de refrigeração é usado em climatizadores, torres de resfriamento, umidificadores, etc.
- Refrigeração por efeito Peltier: é o tipo que utiliza a corrente elétrica para gerar uma diferença de temperatura entre dois materiais condutores, que são unidos por uma junta termoelétrica. Esse tipo de refrigeração é usado em mini geladeiras, coolers, dispositivos médicos, etc.
Cada tipo de refrigeração industrial tem suas características, vantagens, desvantagens, e aplicações, que devem ser consideradas na hora de escolher o melhor sistema para cada caso.