O vacuômetro é o instrumento próprio para medir pressões mais baixas que a pressão atmosférica e sempre funciona em conexão com uma bomba de vácuo ou um compressor. Existem dois tipos de vacuômetro: Tubo em U e o eletrônico.
VACUÔMETRO TUBO EM U
O vacuômetro tubo em U, às vezes chamado também "manômetro tipo U", consegue medir com precisão até 759,5 mm/Hg de vácuo. É construído com um tubo de vidro em forma de U, onde é colocado mercúrio que sobe ou abaixa de nível de acordo com a pressão criada pela bomba de vácuo ou pelo compressor.
É largamente usado nas instalações fixas em laboratórios e oficinas. Por ser frágil e pouco prático para transporte, não é recomendado para uso geral em refrigeração.
VACUÔMETRO ELETRÔNICO
O vacuômetro eletrônico é empregado para medir com precisão pressões negativas, atingindo praticamente o vácuo absoluto, ou seja entre 759 mm e 760 mm/Hg. Este tipo de vacuômetro é utilizado pelo mecânico de refrigeração e climatização porque tem uma precisão de leitura para pressão abaixo de 0,5mm Hg ou seja 500 m Hg e de fácil transporte, hoje já existe vacuômetro eletrônico no formato e tamanho do manovacuômetro convencional, indicação e através de acendimento de um leds que acende onde tem graduação indicando o m vácuo atingido.