Componentes internos do compressor hermético usado nos condicionadores de ar I

O compressor hermético é constituído basicamente de duas partes: uma bomba e um motor elétrico, ambos alojados em uma carcaça hermeticamente selada.
Estator: é formado por um conjunto de lâminas de aço, contendo canais onde ficam alojados a bobina de trabalho (mais externamente) e a bobina auxiliar (mais internamente).

Bobinas: uma bobina é um fio contínuo de cobre isolado (geralmente por uma camada de verniz especial) enrolado em forma de espiras. Quando neste fio, assim enrolado, circular uma corrente elétrica surgirá um forte campo magnético. No caso do motor elétrico o campo magnético é de tal forma produzido que atrai o rotor, fazendo-o girar.
Bobina De Trabalho: também denominada de bobina principal, ou em inglês "run coil", é comumente abreviada nos esquemas elétricos pelas letras T, P ou R. Esta bobina gera um campo magnético que mantém o rotor em movimento, permanecendo ligada durante todo o tempo em que o motor estiver energizado.

Bobina Auxiliar: também denominada de bobina de partida ou em inglês "start coi!", é comumente abreviada nos esquemas elétricos pelas letras A ou S. Esta bobina inicia o movimento do roto r bem como determina o seu sentido de rotação, no caso dos compressores herméticos o rotor gira sempre no mesmo sentido de rotação. A bobina auxiliar permanece ligada em série com o capacitor de fase durante todo o tempo em que o compressor estiver energizado.