A partir da detecção do vazamento, através do sistema de detecção de Amônia instalado na indústria, as principais providências são as seguintes:
1. Acionar os membros da CIPA, Brigadistas e Operadores da sala de máquinas que devem ser treinados para possível evacuação do local e a utilização da vestimenta Nível A.
2. Comunicar o Corpo de Bombeiros e a Companhia Ambiental Estadual, do vazamento e as medidas de emergência tomadas para solução ou contingenciamento do mesmo.
Em grandes vazamentos de amônia, deve-se aspergir água sobre o vazamento para forçar a reação de hidratação e formação do hidróxido a amônia, que em estado aerossolizado, comporta-se como um gás denso. Na forma de gás denso pode ser diluído através de ventilação mecânica para controlar a concentração do gás tóxico, mesmo nos ambientes abertos, dentro dos níveis determinados pelos padrões de segurança definidos pela empresa. Estes padrões devem estar contidos no Plano de Atendimento Emergencial e Programa de Gerenciamento de Risco.