São chaves de comando Manual cuja função é interromper ou estabelecer momentaneamente, por pulso, um circuito de comando, para iniciar, interromper ou continuar um processo de automação. Podem ser montadas em caixas para sobreposição ou para montagem em painéis.
As botoeiras podem ter diversos botões agrupados em painéis ou caixas, e cada botão pode acionar também diversos contatos, abridores ou fechadores.
Externamente são construídas com proteção contra ligação acidental, sem proteção ou com chaves tipo fechadura denominada comutador de comando. As botoeiras protegidas possuem uma guarnição que impede a ligação acidental e têm longo curso para a ligação. As que possuem chave são do tipo comutadoras e servem para impedir que qualquer pessoa ligue o circuito. As botoeiras podem ser apresentadas também no tipo pendente. Nesse caso, destinam-se ao comando de pontes rolantes, talhas elétricas ou, ainda, máquinas operatrizes em que o operador tem de liga-las em várias posições diferentes. Possuem formato anatômico.
As botoeiras luminosas são dotadas de lâmpadas internas, que se acendem quando os botões são acionado.