A capacidade do ar de conter vapor de água é maior quanto mais elevada for a sua temperatura. Em um dia quente e úmido de verão, o ar pode estar realmente carregado de umidade. A umidade relativa determina o ponto de orvalho, ou seja, a temperatura na qual a umidade contida no ar começa a condensar.
Embora o fato de que o vapor existe fazendo parte do ar que nos rodeia ele atua completamente independente do ar. O movimento do vapor de água não pode ser contido pelo movimento do ar.
Normalmente, considera-se na prática um excelente procedimento a introdução de fluido refrigerante sob pressão positiva que não permite a entrada de ar nas linhas expostas. Isto permite uma proteção razoável contra a entrada de ar, mas não é uma proteção suficiente contra a entrada de umidade e, se o evaporador estiver a uma temperatura menor que a do ponto de orvalho do ar, o vapor de água condensará no interior da mesma. Este processo continuará até que a temperatura do evaporador se eleve acima da temperatura correspondente de orvalho ou até que o sistema seja fechado novamente.