TESTE ELÉTRICO
1-
Com um multímetro na escala x 1, verifique se há
continuidade e se a resistência ôhmica é diferente de zero entre os terminais
das bobinas comum e principal, comum e auxiliar e entre as bobinas principal e
auxiliar.
2-
Com o multímetro na escala mais alta do aparelho
(mínimo x 10K), faça o teste de massa (passagem de corrente da
bobina para a carcaça do compressor), verificando a continuidade entre os três
bornes (comum, principal e auxiliar) e a carcaça do compressor, em um ponto onde
não haja tinta. Não poderá haver continuidade, caso contrário, o compressor
está defeituoso.
TESTE MECÂNICO
1-
Utilize um maçarico e solde nas extremidades dos
tubos de sucção, descarga e processo, tubos de cobre com 220 mm de comprimento,
lacrando em seguida a linha de sucção.
2-
Conecte a mangueira do manômetro de baixa pressão
(azul) ao passador de processo: a mangueira vermelha no passador de descarga
(sem conectá-la, ainda), ao manômetro de alta pressão e a mangueira amarela de
manifold ao nitrogênio, fazendo passar pelo compressor uma pressão de 5 Lbs/pol2.
3-
Conecte a mangueira do manômetro de alta no
manifold e ligue o compressor, marcando o tempo que o mesmo leva para atingir
400 Lbs/pol2. Desligue imediatamente o compressor quando isso
ocorrer.
A queda de pressão não
poderá ser superior a 10%, ou seja, 40 Lbs/pol2 no
mesmo espaço de tempo que
o compressor levou para atingir as 400 Lbs/pol2.
4-
Retire, através das conexões do manifold, uma
parte da pressão, mantendo 150 Lbs/pol2 no tubo
do passador de descarga, dando uma nova partida no compressor. O compressor deverá
partir. Desligue-o imediatamente.