Sistema de expansão usado em condicionadores de ar


Os sistemas de ar condicionado são divididos, basicamente, em dois grandes grupos:
       Expansão direta
        Expansão indireta
    Os equipamentos de expansão direta são aqueles que operam com a utilização direta de um gás refrigerante no sentido de provocarem o resfriamento do ar a ser condicionado. Estes sistemas são representados pelos condicionadores de ar convencionais “de janela”, “splits”, “VRF” e pequenas centrais.
    Para os sistemas de grande porte ou sistemas de necessitam de algum tipo de controle rigoroso de temperatura, umidade e filtragem, tais como “shopping centers”, “data centers”, hotéis, hospitais e grandes edifícios comerciais, geralmente são utilizados sistemas de expansão indireta, também chamados de sistemas de água gelada.Nos sistemas de água gelada o equipamento de refrigeração é instalado em uma área da edificação, chamada de Central de Água Gelada (CAG).
    A CAG incorpora equipamentos denominados de “chillers” que produzem o resfriamento da água. A água gelada, produzida nos “chillers”, é bombeada e distribuída, por uma rede de tubulações, para todas as áreas que serão condicionadas.
    Como estas tubulações transportam água gelada são isoladas termicamente.No sistema de água gelada, o resfriamento do ar é realizado por outros equipamentos denominados de “fan-coils”, que são compostos por um ventilador que realiza a movimentação do ar e por uma serpentina na qual circula a água gelada.
    Os equipamentos “fan-coils” podem ser de grande porte, instalados em casas de máquinas e com a distribuição do ar por dutos ou, ainda, podem ser aparentes de pequeno porte (“fancoletes”).
    Os “fancoletes” apresentam uma aparência igual aos equipamentos do tipo “split”.O sistema de água gelada apresenta as seguintes vantagens em relação aos equipamentos de expansão direta:
         Possibilidade de instalação de uma potência menor que a soma das máximas em função da diversificação de uso entre as diversas áreas de uma edificação;
         Apresenta um menor consumo de energia, quando utiliza “chillers” de alta eficiência;
         Permite a instalação de sistemas de termoacumulação;
         Todo sistema de resfriamento é localizado em uma única área, facilitando à operação e manutenção do sistema;


Gustavo Rosito Michelena (http://www.michelena.com.br)