Check List para Retrofit de Sistemas com CFC ou HCFC

 1- Determinar o desempenho do equipamento com o fluido refrigerante existente. 

• Utilizar a Ficha de Informação do Sistema fornecida a seguir. 

• Anotar o tipo de óleo utilizado e os dados de operação do sistema (se o sistema estiver operando adequadamente). • Verificar a existência de vazamentos e reparar. 

 2. Remover a carga de fluido refrigerante existente no sistema. (Para a remoção da carga é necessário vácuo de 10 a 15 polegadas de Hg [50 a 67 kPa].) 

• Utilizar um cilindro de recuperação (NÃO drenar para a atmosfera). 

• Pesar a quantidade de fluido refrigerante removido (se possível):

• Eliminar o vácuo com nitrogênio seco. 

 3. Substituir o filtro do secador. 

• Verificar os selos de elastômero (anéis de filtro, visores, etc.). 

• Verificar se o óleo está em boas condições. Substituir, se necessário. 

 4. Evacuar o sistema e verificar a existência de vazamentos. 

• O sistema mantém o vácuo? 

• Eliminar o vácuo com nitrogênio seco, pressurizar para uma pressão abaixo da pressão de projeto do sistema. 

• O sistema mantém a pressão? 

• Verificar a existência de quaisquer vazamentos. 

5. Carregar o sistema com fluido refrigerante 

 • Remover a carga do fluido refrigerante somente na fase líquida do cilindro.

 • A carga inicial deve ser aproximadamente 85% da carga padrão de R-22. A carga final será aproximadamente 95% 

 6. Ajustar  a carga de fluido refrigerante para obter o mesmo superaquecimento do sistema original. Se o ajuste não for adequado, substituir o orifício TXV. (TXV:válvula de expansão) 

7. Monitorar os níveis de óleo do compressor. Se necessário, acrescentar óleo adicional para atingir o nível normal de Operação (meio do visor). 

• Se ocorrer uma variação repentina no nível do óleo (ex.: durante ou logo após o descongelamento), remover uma pequena quantidade (aproximadamente 10%) do óleo mineral e substituir por POE. Repetir, se necessário. 

• Caso o nível de óleo caia abaixo do mínimo, completar o óleo até nível mínimo, com o tipo de óleo existente. 

• Se o nível de óleo apresentar queda contínua ou se ocorrerem grandes oscilações durante a operação, acrescentar uma quantidade suficiente de POE equivalente, até que o óleo de retorno esteja normal. 

8. Identificar claramente o sistema. Garantir que a Ficha de Informação do Sistema seja preenchida e arquivada em local seguro. 

 O Retrofit está concluído!