a) OBSERVAÇÕES GERAIS:
O quadro elétrico das unidades foi projetado de maneira a simplificar os serviços de inspeção e manutenção. O acesso ao quadro elétrico é obtido com a retirada do seu painel de fechamento. Os elementos de acionamento e proteção do equipamento estão ali localizados.
Existe uma borneira para a fiação de força e a entrada do circuito de controle é feita nos fusíveis de controle. Ao lado da borneira de força também está incluído o terminal “terra”.
O conjunto de potência (contadora + relé de sobrecarga + acessórios) do ventilador do evaporador é fornecido com o módulo ventilação e deve ser montado no quadro elétrico quando da instalação. Ver esquemas elétricos.
O quadro elétrico da condensadora está dimensionado para suportar a corrente total das duas condensadoras de cada unidade, possibilitando assim, que a ligação de força da 2ª condensadora seja feita conectada ao quadro elétrico da 1a.
b) PRESSOSTATOS
Os pressostatos de baixa e alta são do tipo miniaturizado, de rearme automático, e são acoplados diretamente nas linhas de sucção e descarga respectivamente.
Independente do rearme ser automático ou manual, ao desarmar o circuito frigorífico fica bloqueado pelos CLO(S). Os valores de desarme para esses pressostatos estão indicados no manual do fabricante.
c) CLO (COMPRESSOR LOCK-OUT)
O CLO é um dispositivo de proteção contra ciclagem automática do compressor quando do desligamento por elementos de segurança (pressostato de alta ou baixa, Line Break, termostato interno e relé de sobrecarga). Está localizado dentro do quadro elétrico das unidades. Ele existe em todas as unidades.
O CLO monitora a corrente que passa no laço sensor, acionando ou não um relé se a condição lógica for falsa ou verdadeira. Após o desligamento pelo dispositivo de proteção, o CLO impede o religamento automático quando da normalização da situação, evitando assim a ciclagem do compressor. Uma corrente abaixo de 4A± 1 através do laço sensor faz abrir o contato normalmente fechado entre os terminais 2 e 3 do CLO. Os terminais 1 e 2 são da fonte de alimentação 24V ± 10% em todas as unidades. Uma vez verificada e sanada a causa do desarme, o religamento (RESET) pode ser feito desligando e religando a unidade no termostato/chave de controle ou através da restauração da força através do laço sensitivo.