O cálculo do superaquecimento deve ser feito após 20 minutos de funcionamento inicial do equipamento. Primeiramente anotamos a pressão de baixa do sistema e utilizamos a tabela de pressão de saturação versus temperatura para obtermos a temperatura de saturação do fluido no evaporador. Depois anotamos a temperatura lida no sensor.
Observe que o grau de superaquecimento é obtido a partir da diferença entre a temperatura lida na sucção do compressor e a temperatura convertida pela tabela de saturação.
Exemplo : nosso superaquecimento é de 9 graus Celsius. A faixa de superaquecimento ideal é de 5 a 7 graus Celsius. Portanto, devemos adicionar um pouco mais de fluido refrigerante. Com o aumento da quantidade de fluido haverá uma redução no grau de superaquecimento.
Procure obter tabelas de saturação para diferentes fluidos refrigerantes. Isso será fundamental para o cálculo do grau de superaquecimento. Devemos medir novamente o superaquecimento. Medimos a corrente do equipamento com alicate amperímetro e compararmos com a corrente nominal (ver catálogo do fabricante). A seguir, retiramos o manômetro e colocamos as porcas nas válvulas de serviço.