Funcionamento do Pressostato de Óleo em um sistema de refrigeração

O pressostato de óleo atua em função da pressão diferencial, que é obtida através da utilização de dois diafragmas ou foles em sua constituição física. Um fole é ligado ao cárter refletindo a pressão do mesmo, enquanto que o outro é ligado a descarga da bomba de óleo, a diferença de pressão entre os dois foles é a pressão diferencial, utilizada para acionar um interruptor de pressão diferencial no pressostato.
Um relé de operação incorporado ao pressostato permite que o compressor opere de 90 a 120 segundos com a pressão abaixo do nível mínimo de segurança. Isto permite que o compressor arranque com pressão de óleo zero e também evita paradas desnecessárias em casos de quedas momentâneas de pressão.
A bomba de óleo opera somente quando o compressor opera, a pressão total de óleo será  exatamente igual à pressão de cárter durante um período de descanso do compressor, ou seja, quando o compressor é desligado a pressão de cárter equaliza-se com a pressão de descarga da bomba. 
Contudo, se a pressão não elevar-se dentro do tempo pré-estabelecido, o pressostato desligará o compressor e antes que o compressor possa ser novamente acionado o pressostato deverá ser manualmente resetado.