O termostato é um instrumento que tem a função de impedir que a temperatura de determinado sistema varie além de certos limites preestabelecidos. Um mecanismo desse tipo é composto, fundamentalmente, por dois elementos: um indica a variação térmica sofrida pelo sistema e é chamado elemento sensor; o outro controla essa variação e corrige os desvios de temperatura, mantendo-a dentro do intervalo desejado. Termostatos controlam a temperatura dos refrigeradores, ferros elétricos, ar condicionado e muitos outros equipamentos.
O primeiro termostato elétrico foi criado em 1883 por Warren S. Johnson. Tecnologias desenvolvidas posteriormente incluíram termômetros de mercúrio com eletrodos inseridos diretamente através do vidro, assim quando os contatos atigirem uma determinada temperatura, eles seriam fechadas pelo mercúrio. Esse exemplo de termostato é bastante preciso em certas faixas de temperatura.
TERMOSTATO NA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Termostatos são amplamente utilizados na industria para controlar a temperatura de equipamentos, circuitos, caldeiras e ambientes refrigerados, pode-se utilizar o dispositivo para iniciar a parada do sistema ou equipamento quando quando a temperatura atingir o valor referencial ou enviar um alerta quando a temperatura cair abaixo do limite, protegendo-os de falhas danos pelo aumento ou diminuição da temperatura. além disso ele pode ser utilizado para controle de processos ou seja dando sequência a uma nova etapa do processo quando a temperatura atingir determinado nível.
TERMOSTATOS NA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
Na automação residencial termostatos são utilizados geralmente para o controle de temperatura do ambiente com a finalidade de ligar ou desligar equipamentos de refrigeração, ventilação ou aquecimento conforme a temperatura ambiente, são utilizados também no controle de fornos e refrigeradores para manter a temperatura ou notificar quando ela atingir o valor referencial.