O ciclo do fluído frigorígeno de um sistema de climatização.

O compressor 1 bombeia o fluído frigorígeno através do sistema e é o núcleo duma unidade de ar condicionado. Antes de passar pelo compressor, o fluído frigorígeno é um gás com baixa pressão. Devido ao compressor, o gás ganha pressão, aquece e flui em direção ao condensador.
Ao chegar ao condensador 2 o gás com alta temperatura e pressão liberta o calor para o ar do exterior e transforma-se num líquido arrefecido.


O líquido, que mantém uma pressão alta, passa por uma válvula de expansão 3, que reduz a pressão do fluído frigorígeno. Assim, a temperatura desce e fica abaixo da temperatura do espaço  refrigerado. Daqui resulta um líquido frigorígeno de baixa pressão.
O líquido frigorígeno de baixa pressão flúi até ao evaporador 4, onde absorve o calor do ar do interior da divisão através dum processo de evaporação, tornando-se mais uma vez num gás de baixa pressão. O gás flúi mais uma vez em direcção ao compressor e o ciclo recomeça.


Ventiladores helicoidais

A característica fundamental deste ventilador é a forma das pás ventiladoras, as quais têm uma inclinação em relação ao eixo, de modo que, ao girarem, efectuam um movimento em forma de hélice, pelo que o ar é obrigado a passar através delas, adquirindo a velocidade que lhe é transmitida pelas pás.
São geralmente utilizados em locais em que a poluição é reduzida. É um sistema econômico que apresenta um nível de ruído baixo.

Ventiladores centrífugos

O ar entra pela “boca de entrada”, passa pelas pás da turbina que o empurram para a “voluta” (conduta interna) saindo pela “boca de saída”, com um dado caudal (m3/h) e uma dada pressão de saída.
Conforme a necessidade do local, podem-se utilizar ventiladores centrífugos de baixos, médios ou de elevados caudais e pressões.
Têm geralmente a sua maior aplicação em instalações industriais. 


Ventilação

A Ventilação consiste em fazer a renovação do ar ambiente de forma a retirar os elementos poluidores.
A ventilação pode ser feita, essencialmente de duas formas:
Ventilação natural  : Sistema de ventilação que não requer força elétrica ou peças mecânicas para sua operação. Proporciona conforto térmico ao ambiente interno oferecendo temperaturas mais estáveis, eliminando o ar quente, retirando gases ou fumaças geradas em processos produtivos específicos. 
Ventilação forçada ou mecânica: A ventilação forçada consiste em utilizar dispositivos próprios (ventiladores, exaustores, extractores, etc.) que provocam o movimento do ar entre o interior e o exterior do recinto.
 

O que é Aquecimento por radiação de infravermelhos

É um processo de aquecimento que submete os objetos à incidência de raios infravermelhos (que produzem calor) emitidos por uma ou várias lâmpadas.

Este processo é utilizado em estufas, na secagem de pinturas, etc.


Precauções no uso do condicinador de ar

Os aparelhos de ar condicionado são caros, consomem muita energia, podem prejudicar a saúde, mas são um conforto. Portanto, se você decidir usá-lo, deve tomar alguns cuidados.

❙ Escolha um modelo adequado às suas necessidades. Avalie se precisa mesmo de um modelo de janela, ou split, por exemplo, e preste ainda atenção na capacidade que o ambiente pede.
❙ Instale-o conforme as instruções do manual, de preferência no alto.
❙ Feche bem janelas e portas quando o aparelho estiver em uso.
❙ Não posicione móveis ou outros utensílios na frente do aparelho, atrapalhando o fluxo de ar.
❙ Fuja dos pingos. A água que escorre do aparelho pode trazer bactérias e fungos causadores de doenças graves e até fatais. Direcione o dreno de água para o esgoto, para evitar contaminação.
❙ Fuja também do ar quente que sai da parte externa do aparelho. Ela é outra fonte de bactérias.
❙ Sempre que não estiver usando o aparelho, deixe janelas e portas abertas, promovendo a renovação do ar.
❙ Mantenha uma rotina de limpeza, lavando os filtros a cada 15 dias de uso e trocando-os uma vez por ano.
❙ Cuidado ao desconectar o aparelho da tomada, para evitar choques.

Condicionador de ar Manutenção urgente!

O ar condicionado acumula em seu filtro bactérias e fungos que podem causar alergias e rinites. Se esses microrganismos chegam aos aparelhos respiratório e cardiovascular, podem causar doenças graves e até levar à morte. Infelizmente, apenas depois da morte do ministro das Comunicações Sérgio Motta, em 1998, infectado pela bactéria Legionella, é que foi criada uma norma para limpeza e manutenção de aparelhos de ar condicionado. Os filtros devem ser limpos e trocados com regularidade. Mas não só eles – o caminho
da água residual e a saída de ar quente também. E os fabricantes devem informar isso aos consumidores.
Outro perigo relacionado ao uso do ar-condicionado está em seu mecanismo de refrigeração. O resfriamento usa um fluido refrigerante que não deve ser inflamável, corrosível, ter cheiro ou danificar o meio
ambiente. Todos os aparelhos testados declaram utilizar o R22 . Esse fluido contribui para a
destruição da camada de ozônio. O Protocolo de Montreal já prevê o fim de seu uso, mas apenas em 2030. A PRO TESTE defende que já deveriam ser usadas alternativas menos poluentes. Toda a União Européia
já se antecipou e substituiu o R22 por versões menos poluentes, como o R410A. Este fluido tem capacidade de refrigeração ainda maior (até 7% mais), mas envolve uma alteração no projeto do aparelho.

Conjunto de solda PPU


Os Conjunto de solda PPU são ideais para aplicações em oficinas de manutenção e reparo de equipamentos e veículos, serviços de refrigeração, artesanato, protéticos, ourivesaria, e até mesmo para construção civil. Possuem composição racionalizada para os trabalhos de corte e soldagem oxi-acetilênica e, adquirindo-se separadamente outros acessórios, podem ser ampliados conforme a necessidade dos serviços

O que é o Termostato?


O Termostato é um componente que tem a função de controlar a temperatura de um ambiente fechado (Refrigerador, Sala, Quarto, etc.) ligando e desligando o compressor, conforme a temperatura desejada.

É uma chave elétrica, que liga e desliga o compressor semelhante a um interruptor de luz residencial.

Qual o objetivo da refrigeração ?

A razão fundamental para se ter um refrigerador é manter os alimentos frios, ou seja, refrigerados. Baixas temperaturas contribuem para prolongar o tempo de conservação dos alimentos. A idéia básica por trás da refrigeração é diminuir a atividade das bactérias (presente em todos os alimentos) de forma que leve mais tempo para que elas deteriorem os alimentos.
Por exemplo, o leite deixado sobre a pia da cozinha por um período de 3 horas à temperatura ambiente, está condenado à ação das bactérias e conseqüente inutilização. No entanto, reduzindo a temperatura do leite, ele permanecerá como fresco por até uma semana ou duas – a baixa temperatura no interior do refrigerador é que reduz a atividade das bactérias dessa maneira. Quando congelamos o leite, paramos completamente a atividade das bactérias, e o leite pode durar por meses (ainda que possa sofrer os efeitos da chamada queimadura por congelamento).
Refrigeração e congelamento são dois dos métodos mais comuns de preservação de alimentos utilizados hoje.

A importância de um Refrigerador

Em praticamente todas as casas e estabelecimentos em que estamos, sempre há por perto um refrigerador. A cada 15 minutos, em média, você ouve o ruído do motor ao ligar e, como mágica, os alimentos são refrigerados. Sem a refrigeração, nós desperdiçaríamos muito dos alimentos que produzimos e não consumimos no mesmo momento, diferente do que fazemos hoje, acondicionando num refrigerador.
O refrigerador é, na verdade, um dos grandes milagres da vida moderna que realmente transforma o modo como vivemos. Antes da refrigeração, o único meio de se preservar carne era salgando-a, e bebidas geladas em pleno verão eram um verdadeiro luxo há alguns anos.

Por que a parte traseira do refrigerador é preta ?


Poderia ser simplesmente porque a tinta preta é mais barata... Mas, a verdadeira razão é a seguinte: há uma regra na natureza que diz “...uma cor que melhor absorve o calor, também melhor irradia calor...” Esta é a colocação da Enciclopédia Britânica:
“...a proporção com que um corpo irradia energia térmica, está relacionada com o tipo de superfície deste corpo...” Objetos que são bons emissores de radiação, também são bons recptores (Lei da Radiação – Kirchhoff). Superfícies escuras, epecialmente negras, são excelentes emissoras, assim como receptoras de radiação termal.
Como a principal tarefa do condensador é irradiar calor, então ele é pintado de preto para facilitar este processo.

Os dez mandamentos para ser um bom profissional da refrigeração e climatização


1-      Conhecer bem os diferentes tipos de sistemas de refrigeração e climatização, componentes e detalhes técnicos para superar as expectativas do cliente.
2-      Conhecer passo a passo todas as etapas da operação de aplicação para agilizar o serviço com qualidade.
3-      Utilizar ferramentas, materiais e equipamentos adequados ao serviço.
4-      Estar atualizado sobre as novidades no setor da refrigeração e climatização
5-      Estar sempre disposto a si aperfeiçoar
6-      Seguir todas as normas dos fabricantes para não perder a garantia do produto.
7-      Oferecer garantia do serviço que faz.
8-      Manter sempre a consideração ao seu cliente.
9-      Ser sempre organizado, limpo em seu serviço
                 10-   Cobrar um orçamento justo e cumprir os prazos prometidos.